Gestão do Estoque de Combustíveis - O grande Desafio!

Gestão do estoque de combustíveis. O grande desafio !!

Já ouvimos falar sobre diversas formas de gerenciar estoques, processos, produção e etc.

Uma metodologia conhecida por muitos é o kanban.

O Kanban é um sistema de organização e administração de projetos que visa controlar fluxos de maneira eficiente. Por ser altamente adaptável à realidade de diferentes negócios, o Kanban é um método amplamente adotado por setores que vão desde logística, desenvolvimento de software e também estoques.

Mas como gerenciar o combustível que está estocado num “cofre subterrâneo”?

Uma boa gestão de estoque ajuda a manter a frequência dos pedidos para que não falte combustível em seu posto. Portanto, saber a maneira correta de gerir um estoque pode ser fonte de vantagem competitiva no ramo. Fazendo assim com que seu estabelecimento se destaque entre os demais.

O planejamento é necessário para a boa condução do estoque, por isso, é preciso prever a demanda dos consumidores e saber quando comprar e, o quanto comprar. Para prever a demanda veja o histórico de vendas e se baseie nas demandas reais e previstas do seu posto de combustível considerando os períodos pontuais — como época de feriados prolongados.

Além disso, é importante entender o consumo de combustível no seu posto. A gasolina, por exemplo, é mais consumida que o etanol, logo o estoque da gasolina deverá ser maior que o de etanol. Lembrando que o combustível só poderá ser armazenado em um local adequado e de acordo com as diretrizes.

Feito isso, você consegue ter um controle melhor do que entra e sai e, consequentemente, alinhar melhor as compras com os fornecedores. Visando sempre, claro, os melhores preços.

O ponto-chave é o controle do nível de estoque. Ele não pode ser escasso e, tampouco, excessivo para que não comprometa a qualidade do combustível armazenado. A hora de pedir deverá ser quando o nível do estoque atingir determinada marcação, ainda antes do momento crítico do estoque. O lead time — intervalo de tempo entre o instante do pedido de um produto e o instante de sua entrega — deverá ser considerado.

Então, depois de acionar a compra do produto, ele levará certo tempo para chegar. Agora, imagine que você deixe para fazer o pedido de compra quando o nível de estoque atingir o ponto crítico. Considerando o tempo de pedido, transporte e possíveis atrasos, o seu posto poderá ficar sem combustível.

Administrar e gerenciar diariamente esta rotina, requer controles precisos e confiáveis.

Pensando nisso, a Gilbarco Veeder Root, disponibiliza aos revendedores os sistemas de gestão e controle de estoque da família TLS 4XX:

- O sistema avisará (alarme sonoro) o momento em que a reposição de estoque (compra de combustível) deverá ser feita, levando em consideração um ponto de pedido previamente estabelecido.

Quer saber mais?

No próximo post falaremos mais sobre o assunto.


Escrito por: Marcelo Inácio

Pague com
  • PagSeguro V2
  • PagSeguro V2
Selos

TECHPOSTO TECNOLOGIA EM EQUIPAMENTOS LTDA - CNPJ: 07.262.027/0001-00 © Todos os direitos reservados. 2021

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade